OTC Brasil 2023

ANP prevê a contratação de 20 FPSOs e investimento de US$ 90 bilhões

A exploração de novas fronteiras, entre elas a margem equatorial, vai determinar o crescimento da indústria petrolífera após 2030, segundo o diretor-geral da agência, Rodolfo Saboia

b


A ANP aguarda diretrizes de órgãos ambientais para incluir em seus leilões de oferta permanente de concessão. Em palestra no evento Offshore Technology Conference (OTC), o diretor-geral da agência, Rodolfo Saboia disse também que US$ 90 bilhões devem ser investidos na exploração e produção de óleo e gás nos próximos cinco anos e que 20 novas plataformas devem começar a operar no país até 2027.

Apenas a Petrobras planeja adquiri 11 novas FPSOs no mesmo período. Isso significa, portanto, que o conjunto de todas as operadoras presentes no país vai contratar um volume de embarcações quase equivalente ao da Petrobras, em três anos.

“Sem a intensificação de uma atividade exploratória, especialmente em novas fronteiras, corremos o risco de ver a nossa produção decair por volta de 2030, o que poderia comprometer a nossa autossuficiência”, afirmou o diretor-geral da ANP, ressaltando, em seguida, “a importância para o país de tomar decisão sobre essas novas fronteiras”.

Também está no radar da ANP a ampliação do fator de recuperação de campos maduros e os estímulos à redução da pegada de carbono nas atividades petrolíferas. A agência ainda pretende intensificar a realização de ciclos de oferta permanente de áreas. No dia 13 de dezembro, serão realizados dois leilões, relativos a blocos localizados no pós e pré-sal.

Para a primeira concorrência, foram recebidas manifestação de interesse por parte das empresas para todas as áreas que serão ofertadas. Serão 602 blocos exploratórios localizados em 33 setores, além da área de Japiim (na Bacia do Amazonas), inseridos em nove bacias sedimentares. Para o leilão de partilha, a reguladora recebeu declaração de interesse para cinco dos seis blocos ofertados.


você pode gostar também
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá! posso te ajudar?