Patrocinado
Conteúdo produzido por Schlumberger
30 de setembro de 2021

OneSubsea desenvolve Árvore de Natal Elétrica

Sistema inovador conta com a parceria das gigantes do setor Schlumberger, Equinor e TotalEnergies

Pioneira em sistemas de produção de submarinos eletrificados, a OneSubsea inova mais uma vez e desenvolve a All-Electric, a Árvore de Natal Elétrica. O sistema inteligente de válvulas instalado para controlar o fluxo de extração de petróleo e gás dos poços será aplicado em campos globalmente, em linha com os desafios de custos e sustentabilidade da indústria.

O projeto é desenvolvido pelas empresas parceiras Schlumberger, Equinor e TotalEnergies, que além da colaboração técnica, também financiarão pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Carlos Tadeu, Gerente Geral da OneSubsea, enfatiza “Este desenvolvimento é de extrema importância para o futuro da nossa indústria e a OneSubsea está, mais uma vez, na vanguarda em matéria de desenvolvimento tecnológico. Utilizaremos nesse projeto ambicioso toda a expertise existente em nosso centro de excelência de equipamentos submarinos no Brasil. Nossa visão é promover o desenvolvimento all-electric de uma forma sistêmica, através da integração de diferentes disciplinas da nossa indústria, como por exemplo entre os equipamentos submarinos e a área de completação de poços, possibilidade ímpar que a OneSubsea em conjunto com a Schlumberger é capaz de prover”, explica ele.

A OneSubsea vem expandindo suas atividades em seu centro de excelência no Brasil. O projeto de desenvolvimento da Árvore de Natal Molhada All-Electric, tem como objetivo levar a tecnologia para o nível 5 da escala de TRL (do inglês, Technology Readiness Levels e Manufacturing Readiness Levels, utilizadas para avaliar tecnicamente uma tecnologia e enquadrá-la em Níveis de Maturidade Tecnológica) até 2024.  Este é um marco que transformará a OneSubsea no Brasil em um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias submarinas elétricas, juntamente com sua cadeia de fornecedores, adequando tais sistemas aos rigorosos requisitos do setor de óleo e gás.

Modelo 3D de solução energética offshore
Modelo 3D de solução energética offshore

“Este projeto é parte do nosso programa de eletrificação de sistemas petrolíferos, onde as tecnologias desenvolvidas para a eletrificação de sistemas submarinos representam esforços importantes para reduzir o impacto ambiental da TotalEnergies no subsea. Este projeto, em linha com as ações da TotalEnergies relacionadas à transição energética e à descarbonização de atividades de O&G, possibilitará a realização de operações mais seguras, mais confiáveis e mais eficientes, inclusive do ponto de vista ambiental. Dessa forma, e com o financiamento por meio de recursos da Cláusula de P&D do Regulamento da ANP, este projeto visa a trazer para o Brasil tecnologias de ponta a serem desenvolvidas pela OneSubsea do Brasil, que contribuirão para o desenvolvimento da indústria local neste tema tão importante que é a tendência de eletrificação de atividades na indústria de petróleo e gás.” menciona Isabel Waclawek, Diretora de P&D da TotalEnergies EP Brasil.​ ​

“O desenvolvimento de tecnologias que reduzam as emissões de carbono provenientes das nossas operações é um dos pilares da estratégia da Equinor para as ambições de se tornar uma empresa de energia net-zero em 2050. Associado a isso, o projeto de sistemas de produção submarinos eletrificados é uma importante parceria liderada pela OneSubsea para o desenvolvimento de um protótipo de uma árvore de natal molhada totalmente elétrica que atenda às necessidades do cenário do pré-sal no Brasil. O projeto, apoiado pela ANP, vislumbra uma futura produção local, agregando valor não só a nossas operações, como também ao desenvolvimento industrial local” complementa Andrea Achoa, Brazil R&D manager na Equinor. ​

O resultado desse desenvolvimento trará uma tecnologia que contribuirá para o compromisso assumido pela Schlumberger de atingir emissões neutras de carbono até 2050, pois possibilitará a redução de emissões por meio de seus benefícios operacionais, nos quais se destacam layouts submarinos otimizados, simplificação dos umbilicais, eliminação de fluidos hidráulicos e aumento na confiabilidade do sistema, reduzindo a necessidade de intervenções e monitoramento em tempo real.

 

Mais informações:
[email protected]com
https://www.onesubsea.slb.com/