OTC Brasil 2023

Petrobras utilizará nova tecnologia de intervenção de poços em águas rasas na Bacia de Campos

O gerente setorial de Poços da petroleira, Rafael Fulco, afirmou que a intervenção em campos maduros da bacia começará em 2024; tecnologia receberá o prêmio Distinguished Achievement Award Brasil 2023 na OTC Brasil

b


A Petrobras utilizará sua nova solução tecnológica para intervenção de poços em campos maduros da Bacia de Campos a partir de 2024, afirmou o gerente setorial de Poços da estatal, Rafael Fulco, ao PetróleoHoje.

Tal tecnologia consiste na junção da análise de riser em tempo real e do blowout preventer em uma sonda DP. Este negócio terá uma campanha longa e, em sua maior parte, estará ligado ao abandono de poços, um compromisso já firmado entre a Petrobras e a ANP, explicou o executivo.

Planejado desde 2019 e pronto após dois anos, a estatal primeiro implantou a solução num poço do campo de Albacora, na Bacia de Campos. Pelo resultado deste primeiro projeto, a Petrobras receberá o prêmio Distinguished Achievement Award Brasil 2023 da Offshore Technology Conference (OTC), durante a edição brasileira que acontecerá em outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

Neste projeto, o qual teve investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões, a Petrobras trabalhou na homologação da tecnologia com quatro empresas e abriu uma licitação, na qual a Oceaneering se sagrou vencedora, com o objetivo de construir âncoras, cabos, braços tracionadores, entre outros de forma customizada para o cenário de sonda DP em águas rasas.

Por sua vez, uma sonda (SS-81), já em operação para a Petrobras e operada pela Ocyan, foi adaptada de forma a receber olhais para o estaiamento do BOP, cabos diversos para passagem de dados e a análise de riser. A estatal projetou a tecnologia no estado do Rio de Janeiro – uma parte na cidade de Macaé e outra no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

Fonte: Petrobras

“Nós pegamos uma solução existente [BOP ancorado], adaptamos ela e combinamos com uma outra solução, que é o riser análise em tempo real, e essa foi a inovação vencedora do prêmio. Algo inédito que a indústria ainda não tinha feito”, explicou Fulco.

O BOP foi utilizado pela alta pressão necessária para desconectar os equipamentos submarinos, uma vez que, de acordo com o gerente, não há como saber se os poços antigos vão suportar a carga. Em relação ao uso da análise de riser, a equipe tinha que resolver o problema da pequena janela de tempo existente para solucionar erros de posição no equipamento conectado ao poço, pois “quanto menor a lâmina d’água, maior é o ângulo limite”.

Segundo Fulco, a ideia surgiu após perceberem que o desenvolvimento da tecnologia utilizada em águas rasas ficou “estacionada”. “Com a baixa do mercado, essas unidades antigas começaram a ser descartadas”, pontuou, pois houve descomissionamento de grande parte da frota mundial, e as poucas sondas que sobraram eram focadas em mercados específicos.

A nova solução reduziu em sete dias a duração das intervenções, bem como possibilitou às sondas que atuam em lâminas d´água profundas a operarem em locações de águas rasas – sendo adaptadas com o BOP ancorado para essa finalidade. Além disso, a tecnologia diminuiu os custos e reduziu em média 10% em emissões de gases de efeito estufa, uma vez que será necessário utilizar somente um AHTS e a sonda DP em mar.

Outro ponto é a redução de 99% do impacto da ancoragem no fundo do mar, possível pelo projeto da Petrobras, e construção por uma empresa não divulgada, de uma âncora que é instalada por meio de sucção. Com seu diâmetro menor do que uma âncora de embarcação, ela fica limitada à dimensão do equipamento, não “arrastando” o equipamento e preservando a vida marinha.

A Petrobras receberá pela segunda vez um prêmio na edição brasileira do OTC deste ano pelo desenvolvimento da primeira sonda DP em águas rasas com ancoragem de BOP e análise de riser em tempo real – o primeiro prêmio foi em 2019. Na edição internacional, a estatal já foi premiada quatro vezes (1992, 2001, 2015 e 2020). A OTC Brasil acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro.


você pode gostar também
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá! posso te ajudar?