OTC Brasil 2023

TotalEnergies firma acordo com a Shape Digital para reduzir emissões no campo de Lapa

Solução digital Shape Aura será aplicada para promover a otimização energética e redução das emissões no FPSO Cidade de Caraguatatuba

b


A TotalEnergies firmou um acordo com a Shape Digital para implementar a solução digital Shape Aura no FPSO Cidade de Caraguatatuba, instalado no campo de Lapa, na Bacia de Santos. A proposta é promover a otimização energética e redução das emissões da plataforma.

Ao PetróleoHoje o vice-presidente de energia da Shape Digital, Felipe Baldissera, afirmou que a aplicação da tecnologia deve ocorrer entre os próximos quatro e seis meses. Na fase inicial, a expectativa é que o projeto reduza em 5% as emissões totais do FPSO.

A solução será utilizada pela equipe da embarcação offshore, que receberá as recomendações por meio do sistema e também terá acesso tanto a informações adicionais sobre o pedido quanto o histórico de solicitações realizadas. A tecnologia aplica o conceito de engenheiro virtual, que combina expertise de engenharia com inteligência artificial para otimizar as tomadas de decisões técnicas.

A Shape Aura também abrange captura e processamento de dados em tempo real, geração de recomendações de parâmetros operacionais ideais e gerenciamento da implementação de tais recomendações. Por fim, faz um acompanhamento contínuo do impacto da ferramenta em termos de eficiência energética e emissões de GEE.

Para além do offshore, a tecnologia também pode ser aplicada em outras partes da cadeia e no setor onshore. De acordo com o head de produtos da Shape Digital, Julio Ribeiro, cada planta apresenta peculiaridades e será necessário adaptar a solução, mas o conceito pode gerar valor para a indústria.

Baldissera destacou que há interesse de discutir a aplicação do projeto com outras plantas e promover a integração da indústria. Para o executivo, as tecnologias combinadas com inteligência artificial serão cada vez mais importantes para as indústrias promoverem uma transição energética com eficiência.

“Nós, seres humanos, não conseguimos ser totalmente eficientes a todo momento. Uma ferramenta que complementa a nossa capacidade para que uma pessoa consiga atuar mais. Nosso foco é muito de expandir a beleza da tecnologia e da inteligência artificial”, completou.

O executivo ainda comentou que a Shape Digital está começando a validar a expansão de uma ferramenta de inteligência artificial generativa. A empresa realizou alguns testes para a solução avaliar, a partir de outra ferramenta, as condições dos equipamentos e informar se há algum risco.

O campo de Lapa, localizado no bloco BM-S-9A, é operado pela TotalEnergies EP Brasil (45%), em parceria com Repsol Sinopec Brasil (25%) e Shell Brasil (30%).


você pode gostar também
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá! posso te ajudar?